5 detalhes que fazem toda a diferença no seu Planejamento Estratégico

Consultoria Empresarial

Todo bom gestor sabe o quanto é importante fazer um bom planejamento estratégico pra a sua empresa. É através dele que são respondidas questões vitais para o bom andamento do negócio: onde estamos, para onde queremos ir e como vamos chegar lá. Assim, é muito fácil entender sua importância.

Mas mesmo reconhecendo sua importância, estima-se que cerca de 50% das empresas não realizam qualquer tipo de planejamento antes de iniciar suas operações. E, das que realizam, muitas ainda cometem alguns erros e equívocos que acabam inviabilizando todo o trabalho. Por isso, vamos mostrar pra você alguns detalhes que você precisa prestar muita atenção e que podem fazer toda a diferença no seu desempenho no mercado.

Missão, Visão e Valores

Na ânsia de começar a colocar o trabalho em prática e a colher logo os resultados, muitos gestores acabam esquecendo o básico. O problema é que esse básico é extremamente importante, tanto para o planejamento estratégico quanto para o futuro da empresa. A definição de Missão, Visão e Valores é o DNA da sua empresa e vai ajudar a posicioná-la no mercado.

Então lembre-se:

Missão: declaração do propósito da empresa.

Visão: onde a empresa quer chegar – precisa ser algo realista.

Valores: valores fundamentais que servirão de guia para a realização da missão e a realização da visão.

Estabeleça metas bem definidas e objetivas

A definição das metas é uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico. Todas as ações são estabelecidas para alcançar o objetivo escolhido. Porém, muitas empresas costumam tropeçar nessa hora justamente por estabelecer metas muito amplas e subjetivas. Essa falta de foco respingar em todos os outros passos e acaba afetando diretamente o resultado final.

Seja o mais específico possível. “Crescer 20% em 2018” é diferente de “crescer 20% em 2018 com a contratação de mais três colaboradores e com a utilização de um novo software de gestão que vai reduzir custos e aumentar a produtividade”. Isso garantirá a definição de ações mais eficientes. E não se esqueça de sempre basear suas metas nas métricas e indicadores atuais.

Faça uma análise da concorrência

Mesmo que seu planejamento esteja bem estruturado e você esteja seguindo ele à risca, um passo muito importante que você não pode ignorar é olhar pra fora e ver quem disputa o mesmo lugar que você no mercado.

É muito comum manter todo o foco pra dentro da empresa e do mercado como um todo, mas ficar de olho na concorrência é fundamental para um bom desempenho. Conheça, estude e aprenda e com ela. Dessa forma, você pode antecipar algumas ações e evitar que seu planejamento tenha que ser refeito e até se inspirar e pensar em novas ideias para alcançar suas metas.

Defina exatamente quem é responsável pelo quê

Para que você consiga efetivamente chegar até o objetivo definido no seu planejamento estratégico, não basta saber somente o quê e como fazer – é preciso estabelecer também quem é responsável por cada ação. Se não existir uma definição muito clara nesse ponto, dificilmente sua empresa vai obter o resultado esperado de cada processo.

Neste ponto, é recomendável a utilização do tradicional método 5W2H, que define cada ação da seguinte forma:

5 W:

- What (o quê vai ser feito?)

- Why (por que vai ser feito?)

- Where (onde vai ser feito?)

- When (quando?)

- Who (quem vai fazer?)

2 H:

- How (como vai ser feito?)

- How much (quanto vai custar?)

Essas informações devem ficar organizadas numa tabela e todos os envolvidos na ação devem estar a par dela.

Defina sua Buyer Persona

Você sabe todos os detalhes da sua empresa, tudo que ela almeja e as formas estabelecidas para alcançar seus objetivos. Mas você precisa conhecer também a pessoa que, no fim das contas, é a grande responsável por fazer com que tudo isso aconteça: seu público. E quanto melhor você conhecer seu público, maiores são suas chances de conquistar bons resultados.

Sua Buyer Persona nada mais é que o perfil das pessoas que compram o seu produto ou serviço. Para defini-la, é preciso ir além do básico “idade-classe social” e não definir nada baseado em achômetro. Faça pesquisas com seus clientes ou potenciais clientes. Você precisa definir informações como:

Informações demográficas: tudo que define a identidade do seu público: sexo, renda familiar, estado civil, etc.

Gatilhos de busca: o que leva as pessoas até o seu produto/serviço?

Fatores de sucesso: o que elas esperam da sua empresa?

Barreiras: o que as impede de chegar até você? Como derrubar essas barreiras?

Critérios de decisão: que diferenciais seus clientes enxergam na sua empresa?

Processo de compra: como é o processo que leva seus clientes a optarem por você?

Sempre que você for elaborar um planejamento estratégico, tenha em mente todos esses tópicos e estude a melhor forma de aplica-los no seu negócio. No mercado ágil e volúvel dos dias de hoje, o sucesso, mais do que nunca, está nos detalhes.

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