Consultoria Empresarial
O empresário, ao olhar para o próprio patrimônio, faz uma análise de valor que nem sempre é baseada em números. O fator emocional, a supervalorização ou o apego acabam influenciando na hora de apontar uma cifra.
Porém, no mundo real, em que investidores buscam oportunidades de novos negócios ou vice-versa, essa avaliação é muito mais complexa e conta com a ajuda de um especialista em números e mercado.
Nosso consultor em Gestão Empresarial na Magnus Consultoria, é um expert em “Valuation”, um termo em inglês para o processo de colocar preço em um negócio.
O processo, segundo ele, depende de uma visão aprofundada de números e balanços. “O primeiro critério que um investidor avalia é se a empresa é geradora de caixa e se há projeção saudável de fluxo de caixa no futuro. A contratação de um profissional idôneo para fazer este levantamento dá credibilidade maior a esta avaliação”, comenta o especialista.
Nos EUA, a prática de Valuation é mais antiga, já no Brasil o “boom” veio com o surgimento em escala de Startups. Abaixo o especialista lista as vantagens de aplicação de um Valuation para empresa e para os investidores.
Valuation para as empresas:
1. Verificar a longo prazo e no papel se o negócio é gerador de caixa;
2. Possibilidade de planejamento a longo prazo;
3. Facilidade no acesso a eventuais investidores já que o requisito primordial para buscar investimento é saber quanto vale uma empresa/negócio.
Valuation para investidores:
1. Confiabilidade das informações.
2. Saber o valor do negócio com comprovação dos dados.
3. Acesso à análise e cruzamento de dados.
4. Noção mais clara do retorno de investimento.
5. Análise do retorno a longo prazo.